Estrutura da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém

A Ordem, atualmente, é regida pela Constituição outorgada pelo Papa Paulo VI, em Audiência de 8 de julho de 1977, divulgada por meio da Secretaria de Estado do Vaticano.

Estruturação definitiva, nítida e completa, engajamento apostólico e caritativo, vinculação e sujeição à Santa Sé são as características atuais da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

Conforme sua constituição, a Ordem tem sede legal no Estado da Cidade do Vaticano, onde está seu Governo Central. O Cardeal Grão Mestre é a maior autoridade desse Governo, com poderes de direção e representação, e o Patriarca Latino de Jerusalém, após o Cardeal Grão Mestre, é o mais alto dignatário da Instituição.

A Ordem tem existência em cerca de 30 países, nos quais se encontram seus Governos Periféricos, denominados Lugartenências, sob a responsabilidade e direção dos Lugartenentes. Aos Grãos Priores das Lugartenências compete, dentre outras funções, sua direção religiosa e a assistência espiritual aos Cavaleiros e Damas.

A Ordem sustenta financeiramente a Diocese Latina de Jerusalém, onde existem cerca de 52 Paróquias com mais de 80 Párocos e mais de 200 estabelecimentos de ensino, creches e dispensários.

No Brasil, promove seminários, palestras e cerimônias religiosas e nas suas atividades caritativas apoia a Paróquia São Judas Tadeu, no Rio de Janeiro. Regularmente organiza peregrinações a Lourdes e à Terra Santa.

Para ajudar o financiamento de todas essas atividades, a Lugartenência do Brasil costuma fazer um apelo à generosidade dos Cavaleiros e Damas, sugerindo uma contribuição financeira anual. Essa ajuda material deve ser acompanhada por preces à Nossa Senhora da Palestina, Padroeira da Ordem, preces comunitárias e preces nas Igrejas, em comunhão com os católicos.

A Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém confere aos cristãos altíssima dignidade. Com a Investidura, os Cavaleiros e Damas devem comprometer-se com os objetivos da Ordem e participar de suas atividades. Soldados de Cristo, "com ação coerente, generosa e desinteressada a serviço da Igreja", renovando os ideais dos antigos Cavaleiros, devem dedicação e obediência ao Papa, aos Bispos e aos ensinamentos da Santa Igreja Católica, com a dignidade e a responsabilidade de cristãos, testemunhos que são, na sociedade contemporânea, de uma fé luminosa e exemplar.


Cardeal Edwin F. O'Brien
Grão Mestre da Ordem


Dom Orani Cardeal Tempesta
Grão Prior da
Lugartenência do Rio de Janeiro


Dra. Isis Penido
Lugartenente

Dr. Aristóteles Drummond
Chanceler

Dr. Luiz Carlos Pugialli
Mestre Cerimonial Leigo


Monsenhor Costa Couto
Cerimonial Religioso

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Monsenhor André Sampaio
Prior da Ordem

Monsenhor André Sampaio de Oliveira nasceu em 21 de abril de 1969, carioca, originário do subúrbio do Rio de Janeiro, da Paróquia do Santo Sepulcro. Tem curso Técnico em Publicidade, é Bacharel em Turismo, Filosofia e Teologia. Possui o título de Especialização em História das Relações Internacionais pela UERJ, e é Mestre e Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 28 de Junho de 1997, e está incardinado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foi então nomeado Secretário do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Sua Eminência Eugenio de Araújo Sales. Trabalhou diretamente na organização do Encontro Mundial do Papa com as Famílias, em 1997.

Durante o governo do Cardeal Sales atuou como membro da Pastoral Arquidiocesana de Ecumenismo e do Diálogo Inter Religioso, da Missão, do Turismo e Arte. Foi Secretário da Fraternidade de Diálogo Judaico Cristão do Rio de Janeiro e membro do Conselho Internacional do Diálogo Judaico Cristãos – ICCJ (International Council of Christian and Jewish). Até que em 1998, ingressou na Pontifícia Academia Eclesiástica (Escola Diplomática da Santa Sé), e em 2001 foi enviado para realizar o seu diplomatic training na Nunciatura Apostólica da Tailândia.


Monsenhor André entrou no serviço diplomático da Santa Sé em Julho de 2002 e foi nomeado pelo Papa João Paulo II, como Secretário da Nunciatura Apostólica na Nigéria aonde serviu até Junho de 2005. Depois foi nomeado pelo Papa João Paulo II Secretário da Nunciatura Apostólica na Lituânia, Letônia e Estônia, aonde permaneceu até 2006, quando, o atual Pontífice, Papa Bento XVI, o nomeou Secretário da Nunciatura Apostólica na Colômbia. Foi observador da Santa Sé junto à Comissão Interamericana de Combate ao Terrorismo - CICTE, órgão da OEA.

Em 2004, o então Grão Mestre da Ordem Equestre dos Cavaleiros do Santo Sepulcro de Jerusalém, Sua Eminência, Cardeal Carlo Furno, nomeou-o Cavaleiro Presbítero da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, sendo investido por Sua Excelência Dom Filippo Santoro.

Com a convalescência da mãe, que depois veio a falecer, ele retorna ao Brasil, é nomeado Vigário paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Glória no Largo do Machado e começa a lecionar como Professor da Faculdade de Turismo, FACHA, de 2008 a 2011.

Atualmente é Pároco da Paróquia pessoal de Nossa Senhora da Misericórdia (para a comunidade de língua inglesa); Juiz do Tribunal Eclesiástico do Rio de Janeiro; Promotor de Justiça no Tribunal da Causa dos Santos para os processos da Arquidiocese do Rio de Janeiro; Prior da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém; Assessor jurídico da Cúria para as Irmandades; Capelão da OLM School; Capelão da Our Lady of Mercy Society; Capelão da Confraria de Santiago de Compostela; Membro do Conselho Curador da Fundação Cultural Educacional Rádiodifusora Catedral; Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor do Pontifício Instituto de Direito Canônico.