Títulos de Nossa Senhora

Bolívia - Nossa Senhora de Copacabana
Padroeira e Rainha da Bolívia
Basílica na cidade de Copacabana

Bolívia - Nossa Senhora de Copacabana
Padroeira e Rainha da Bolívia – Basílica na cidade de Copacabana

Na pequena cidade de Copacabana, às margens do lago Titicaca, nos Andes, situa-se o principal santuário mariano da Bolívia.

Em 1530, desembarcaram no Peru os primeiros missionários católicos, acompanhando as tropas espanholas que, sob as ordens de Francisco Pizarro, exploraram e conquistaram aquele vasto império.

Tradições muito antigas afirmam que Copacabana (copacabana, na língua aimará significa “pedra preciosa que dá vida”) foi um dos primeiros povoados que recebeu o benefício da pregação evangélica.

Dentre os convertidos ao Cristinanismo, estava o nobre dom Francisco Tito Yupanqui, descendente da família imperial, o qual fez o voto de conseguir uma imagem da celestial Senhora, a fim de obter dela a conversão de seus irmãos, sobretudo daqueles que moravam em Copacabana, seu querido povoado, e os feitos por ele realizados dão motivo para crer que tal voto foi inspirado pelo céu.

Yupanqui não era escultor nem pintor, e aos pagãos faltava inspiração e graça para transferir para o pano ou para a madeira a imagem da Mãe de Deus. Compreendendo o devoto peruano as dificuldades de seu projeto, não cessava de pedir à Virgem Maria que lhe inspirasse o modo de levá-lo a efeito.

Certo dia, em seu quarto, tem a visão de uma senhora coberta por longo manto. Em seu braço direito traz um menino reclinado sobre seu peito e na mão esquerda uma vela acesa. Yupanqui logo teve a inspiração de que esta deveria ser a representação da Virgem. Apesar de não possuir talento ou formação que o ajudassem, fez várias tentativas de reproduzir a visão. Após jejuns e orações pediu ajuda à Virgem e, prestes a desistir, teve inspiração divina e conseguiu retocar uma imagem esculpida anteriormente dando-lhe graça e beleza extraordinárias. Na mesma noite a imagem foi envolta por anjos em um belíssimo resplendor dourado.

Em 1925, Nossa Senhora de Copacabana foi proclamada padroeira da Bolívia. Sua devoção atravessa fronteiras e possui igrejas dedicadas a Ela em várias partes do mundo.

 

 
Todos Direitos Reservados